📍A entesopatia de Calcâneo (esporão) é um crescimento ósseo extra do osso do calcanhar. Ele pode se formar quando a fáscia plantar (tecido que reveste a região do pé) faz excessiva tração sobre o calcanhar.
📍O esporão de Calcâneo é encontrado em 10% da população assintomática, nas pessoas de meia idade e em 40% a 50% dos idosose, por tal motivo, não se deve atribuir imediatamente ao esporão a causa da dor plantar.
📍Comumente o esporão causa dor durante seu desenvolvimento, podendo se tornar menos doloroso ou indolor à medida que o pé ajusta-se a este crescimento ósseo. Quando existe um esporão, a aplicação de pressão no centro do calcanhar provoca dor, indicando o diagnóstico.
✅TRATAMENTO:
📍O tratamento visa o alívio da dor, assim como a manutenção funcional do pé.
📍Observa-se que a maioria dos esporões do calcâneo dolorosos cura sem a necessidade de cirurgia. A cirurgia de remoção do esporão somente deve ser realizada quando a dor interferir na deambulação.
📍Cuidados com os calçados utilizados, evitando sapatos apertados e saltos excessivamente altos ou baixos ( rasteirinhas) são muito importantes, pois podem melhorar consideravelmente a saúde saúde pés.
📍O excesso de peso também está muito relacionado com os sintomas nos pés, devendo ser estimulados hábitos de vida saudáveis, como ingesta alimentar adequada e prática de atividade, física, com calçados adequados.
📍A dor nos metatarsos é a forma mais comum de dor nos pés, mais frequente com o avançar da idade, por ganho de peso e diminuição do tênis muscular. Este problema é muito mais comum nas mulheres, sendo 8 atingidas para cada homem.